Shige's Project - 10 filmes num mês - Janeiro e Fevereiro 2015

Numa revista, Shige disse que decidiu começar um novo projecto, "Ver 10 filmes num mês" de modo a conhecer mais e melhor fantásticos filmes japoneses e ocidentais, e como macaquinho de imitação que sou, adorei esse projecto, pois também tenho imensos filmes que quero ver na minha vida...

Janeiro e Fevereiro 2015
Aqui vão alguns filmes aconselhados por mim e por vezes pelo próprio Shige 




Gone Girl (22.01) Whiplash (18.01)
  
Filmes nomeados para os Oscars 2015
Gone Girl, nomeado com melhor actriz principal é um estrondo de filme! O filme acabou e eu continuo a ouvir a banda sonora monocórdica na minha cabeça. Engraçado como nos primeiros 30 minutos, achei a história com ausência de sentimentos e a banda sonora desconfortável, só para depois perceber a verdadeira essência desta obra. Não há palavras para descrever o horror e o choque de todo o filme. Não estava a espera desta abordagem, pensei que ia ser um filme normal de desaparecimento de uma mulher. É aquilo que considero uma obra de arte, no sentido em que de repente a minha visão das personagens muda, e os sentimentos começam a aparecer. Medo, repulsa... achei uma abordagem brilhante. Ben Afflect tem feito excelentes filmes ultimamente (só não vamos falar do Batman tá?!). E a actriz é bem capaz de ser das pessoas com a voz mais assustadora de sempre.

Whiplash, foi mais um filme muito esperado por mim, com o maravilhoso Miles Teller. E gostei imenso de ver. A história é bem simples. O que leva um génio da música a ser um génio?! Este filme mostra muito o mundo do jazz, a garra que se tem de ter para singrar na música. Os sacrifícios que temos de fazer. O final foi maravilhoso, foi aquilo que deu brilho ao filme todo. Fora uma revelação para mim. Não achei que ia acabar assim, e por isso, adorei o final. Fez-me repensar nos meus momentos de aprendizagem.

The Imitation Game (22.01) Unbroken (27.02)
 
Filmes nomeados para os Oscars 2015
The Imitation Game, é tão bom!! Adorei! Não estava a espera de na simplicidade com que é contada a história, fosse simpatizar tanto com este lado da guerra. Cumberbatch é um actor fabuloso. Transmite uma amabilidade imensa. O filme não só fala do Enigma, mas como dá leves toques em assuntos poucos falados na guerra. (spoilers») Não acredito que já houve medicação para "prevenir" comportamentos homossexuais. Não acredito que isso tirou a vida a este brilhante homem. Recuso-me a acreditar nesta injustiça, depois de tudo o que ele fez pelo mundo. "Em 24 de dezembro de 2013, Alan Turing recebeu o perdão real da rainha Elisabete II, da condenação por homossexualidade.". Well, at least that! Estamos a evoluir, passado meio século. Ainda ajudou a criar aquilo que hoje chamamos de "computadores", fuck man. Obrigada Alan Turing, do fundo do coração.

Birdman, é o vencedor de melhor filme. Há várias opiniões sobre o filme, mas sinceramente, e sem querer ferir susceptibilidades, quem acha que este filme não merecia ganhar, não faz ideia do que é gostar de "cinema", e de que é feito a arte em si. Isto é a porra de uma obra de arte! Como é que podem dizer que é mau? A critica a uma sociedade hipócrita, os devaneios artísticos, a criação de uma obra, e aquilo que realmente está por detrás; o facto do filme parecer que foi filmado num só take. Actores, realização, a maravilhosa bateria (a porra da bateria!). Adorei todo o processo criativo. Que obra. De certa forma e ainda que diferente lembrei-me do filme Black Swan, outro filme de deixar uma pessoa sem comentários. Excelente! O melhor filme dos Oscars for sure!

Big Hero 6 (25.01) The Grand Budapest Hotel (28.02)
 
Filmes nomeados para os Oscars 2015
Big hero 6, nomeado para melhor animação. Não era um filme que eu quisesse ver, e em conclusão acho que é mais um filme de animação para meninos. Eu sei, eu sei... animação é para toda a gente. Mas o tema é mais robots e derrotar o malvado. Não é daquelas animações de meninas, em que há uma heroína. Gostei e tem uma boa mensagem, mas acho que não é dos favoritos a ganhar. Ganhou, peço desculpa xD

The Grand Budapest Hotel,  filme do excêntrico Wes Anderson. Não fiquei muito bem impressionada com o filme "Moonrise Kingdom", também dele, mas gostei imenso deste. Toda a cordialidade e a idiotice da história tornaram o filme verdadeiramente genuíno e como sempre, muito original. Toda a obsessão do realizador com a simetria/centralidade das cenas, bate no genial/assustador. No seu todo, é um filme muito engraçado, com personagens muito amáveis. A rapidez como ele anuncia más notícias como se nada fosse, tem um toque de comédia que quase que me faz lembrar a comédia irónica japonesa. Se calhar, não é um filme para toda a gente, mas eu gostei imenso~!

Interstellar (13.02) Nightcrawler (15.02)
 
Filmes nomeados para os Oscars 2015
Interstellar, nomeado para melhor filme. Estava à espera de mais. As pessoas dizem que é uma revelação. Mas para mim é um filme com muita "fantasia", nada do que fora apresentado tinha cálculos, ou teorias viáveis. Não passa de imaginação a tentar fazer-nos passar por parvos, com teorias da tanga. Tenho muito pouco interesse em filmes sobre o espaço, mas quando ele é apresentado assim tão vagamente ainda pior. No fundo o que é que se viu? Comunicação via gravidade... what? Todo o plot do filme foi demasiado surreal para poder sequer qualifica-lo como bom ou mau. 3 horas de vagas teorias. Um dos filmes menos favoritos para ganhar, de certeza.

Nightcrawler, para melhor argumento (Writing - Original Screenplay), mostra uma brilhante actuação de Jake Gyllenhaal que é um homem lindíssimo, que até agora não tinha na memória em como podia ser tão assustador com aquele sorriso de orelha a orelha. Realmente nota-se que fora produzido pelas mesmas pessoas que "Drive", no entanto, devo confessar que gostei mais deste. "Drive" foi um pouco overrated para mim. Ryan Gosling é igualmente lindo, mas a história simplesmente não jogava tão bem. Sinto que esta também não é brilhante pela história em si, mas sim por um despoletar de eventos e uma excelente prestação de Jake como eu já não me lembrava de ter visto. Gostava, no entanto, que tivessem sido mostradas mais consequências dos actos deste jornalista. Mas compreendo o sentimento "ele ainda anda à solta" para acabar "bem" o filme.

Unbroken (25.01) American Sniper (01.02)
  
Filmes nomeados para os Oscars 2015
Unbroken, é um retrato da IIª Guerra Mundial, um dos primeiros filmes realizados pela actriz Angelina Jolie. Não cheguei a perceber qual era o objectivo do "Bird", se era só por ser mau, ou se tinha um outro objectivo. Acho que Miyagi tem um olhar demasiado meigo para uma personagem que devia ser o mau da história. Há actores japoneses com posturas mais ameaçadoras. Acho que este senhor teve uma vida e tanto. Não imagino uma vida nestes tempos de guerra. Espero nunca ter de vir a saber. De modo geral, não acho que seja um filme para vencer melhor filme. É um retrato de guerra, mas sinto que há outros que doem mais no coração. Depende da direcção, dos actores e das cenas que escolhem mostrar. No entanto, mais não posso dizer, visto ser totalmente história verídica. Só posso respeitar todos os acontecimentos e desejar que o homem esteja num lugar melhor agora. Rest in Peace.

American Sniper, é mais uma aposta nos Oscars para história verídica. Um problema com filmes de Guerra... principalmente quando é com o Iraque, acho sempre que os americanos têm uma visão muito restrita daquilo que consideram ser "proteger a pátria". Tudo vale em nome da pátria. Toda essa visão repudia-me brutalmente. Percebo a ideia de protecção, para que não haja mais "11 de Setembro", mas as minhas teorias da conspiração começam a funcionar. Teoricamente se nunca ninguém levantar armas, ninguém morre. O que está mal não é o Iraque em si, é este mundo em si. Fanáticos por veteranos de guerra, são igualmente doentios. Há sempre o limiar do bem e do mal. Falam sempre dos maus que morreram, esquecem-se sempre de mencionar os civis e os "fogo-amigo" que acontecem imensas vezes. Heróis... talvez alguns. Mas não todos. (spoilers») No entanto, acho que ser morto não na guerra, mas em "casa" acaba por ser a ironia da vida a funcionar. Muita probabilidade de morrer na guerra, mas morrer a tentar ajudar um soldado, é aquilo a que se chama a "crueldade da vida". Chris Kyle era certamente mais giro que o próprio actor, that's for sure. Respeito pela sua morte, pelos seus filhos, mas acho que o filme não está no topo dos vencedores.

EXTRA (5)
Laggies (01.01) & Love, Rosie (14.02)
 
Laggies, é um filme simples, sobre crescer e fazer o que é certo. Eu também me sinto presa a alguns momentos do passado. O secundário, foi demasiado divertido para mim, por vezes também gostaria de voltar a tentar viver tempos tão simples como esses. É um filme muito simples. Gostei de ver.

Love Rosie, é um romance um pouco diferente daquilo que uma pessoa espera ver. E não acredito que tenha uma cotação tão baixa. Eu gostei imenso. Talvez porque já perdi uma pessoa amada, por não querer admitir que gostava dele, e segundas oportunidades é uma coisa que raramente se tem. Fez-me pensar um pouco na minha vida, e naquilo que eu perdi, por vergonha. E como eu gostava de voltar atrás de pegar essa oportunidade. De repente uma simples confissão podia ter mudado a minha vida, e a destas personagens por completo. Eu gostei imenso dos actores juntos. Gostei.

Rio (01.01) & The Jugde (03.01) & Mystic River (04.01)
  
Mystic River, é um prestigioso filme, mas estava a custar-me reconhece-lo como tal. Sendo um filme agora com mais de 10 anos, a realização e a banda sonora estão colocadas de forma muito diferente de como é agora. Foi preciso chegar ao fim do filme para de facto o considerar como bom. Por ser antigo, não posso argumentar com realizações actuais, mas obviamente que já vi melhores filmes com estes actores.

Rio, é um filme de animação com aves. Pensei que não ia ter piada, mas enganei-me é muito giro. Talvez não ao estilo "Tangled", mas tem muita aventura e é óptimo para ver em família. Não há assim muito mais a dizer. Diverte q.b..

The Judge, é um filme que foi uma tremenda desilusão. Acho que as únicas cenas com piada, era quando o pai dele o insultava sem coração, no sentido, em que o drama não foi assim tão bem construído para eu achar que estávamos na presença de um mau pai e não num momento cómico. Depois várias questões surgem que são completamente erradas. Temos um irmão debilitado e um culpado, e parece que isso não tem peso nenhum nunca. O velho pai é mau, o filho é um coitado que se sentira excluído da família. O final do filme a tentar puxar ao sentimento indo buscar momentos antigos, misturando agora com o presente e todo o drama envolvente, fora um completo cliché. A cena da filha/mãe... se fosse o "pai" era o horror, mas sendo "tio" já pode ser... o que são uns amassos?! No big deal right?! no comments. Para mim fora uma perda de tempo.


Onde encontrei os filmes?
Filmes ocidentais - (pt/pt) wareztuga ou engsub
Filmes japoneses - (inglês) plotboxes ou doramax264

Todos os filmes inexistentes, foram vistos em DVD, ou cinema.

Em caso, dos links deixarem de funcionar a nível de filmes ocidentais, é normal porque como sabem o controlo destas coisas é feita muito a sério e os websites estão sempre a serem fechados... quanto a isso não posso fazer muito. O google é a chave do negócio ^^ Além de que o que quero com  isto, não é encaminhar-vos para download, mas sim para filmes que podem gostar, lembrem-se disso, pois até eu posso vir a ter problemas com isto!


Espero que isto vos sirva de alguma coisa, mais uma vez ^^ *chuu~~

Sem comentários:

Enviar um comentário

Minna obrigada por terem lido o meu post :D
Deiam a vossa opinião sobre o que foi dito e partilhem emoções :D para que eu também me possa divertir a responder-vos!!! Arigatou ♥♥♥