News . Palavras sobre Bullying (Ijime) . Site oficial Myojo

Este é um artigo especial, dado pelo site oficial da Revista Myojo, onde os membros falam sobre Bullying (Ijime), coisa que infelizmente tem uma taxa elevadíssima principalmente nas escolas básicas e secundárias do Japão, que é maior causa para o Suicídio de jovens japoneses.


Artigo em inglês, [info]spilledmilk25


Koyama

Quando eu estava no 6º ano, também fui levemente vitima de ijime. Um dia tive uma luta com um amigo meu, e no dia seguinte, os amigos dele começaram a tratar-me mal. Durante Educação Física, eles atiravam as bolas propositadamente para mim. Felizmente, mesmo nessas circunstâncias tinha um melhor amigo que esteve sempre ao meu lado.
Se eu consegui passar por aqueles tempos difíceis foi graças a ele. Para isto, desejo que as pessoas que estão a ser vitimas agora, sejam capazes de encontrar uma existência tão importante... alguém que vos possa apoiar com todo o seu coração. Quando se é vitima de ijime, podemos ter a tendência para pensar que toda a gente é nosso inimigo mas há sempre alguém que está lá connosco.

Ryo-chan
Eu acho que se eu alguma vez tiver filhos e eles sofrerem ou morrerem de ijime, eu iria sofrer por toda a minha vida por não ter sido capaz de os proteger. Mas na prática, um pai não pode seguir o filho até à escola, e protege-los constantemente. É para isto que os professores e os colegas de turma deviam estar atentos, deviam ser aqueles que protegem as crianças. Não existem razões para o ijime, nunca! Mesmo que não seja interpretado como tal, mas que a pessoa em questão, sinta que está a ser vítima de alguma maneira, então é ijime. Não olhem duas vezes para qualquer sinal que alguém vos deixe!
Massu
É uma matéria complicada. Acho que não existem soluções como "Se fores assim, não te acontece nada" ... Quando eu era ainda um estudante, tinha bons professores que eram capazes de chorar pelos seus adorados alunos, estávamos sempre a fazer desporto e na minha sala não havia maldade. Não havia ijime, pelo menos é no que acredito. Coisas como amigos que nos compreendem e com os quais podes falar sobre qualquer coisa, ter um bom ambiente, e acreditar nos adultos ... Acho que estas coisas são o mais importante nesta situação.
Tegoshi
Quando penso em bullying a coisa que eu verdadeiramente não consigo perdoar, são as pessoas que ficam a ver.
Uma vez no comboio vi um pervertido, e quando perguntei a um trabalhador ao meu lado "Podemos apanhar o molestador, queres tentar faze-lo?", ele fugiu. No final de contas, tive de ir apanha-lo sozinho. Se ijime é um acto repetitivo, então acho que, a culpa está muito nas pessoas que ficam indiferentes. Para isto, espero que quando virem alguém a ser vítima de bullying dentro de uma sala de aula, não fiquem parados a ver e que ganhem coragem para ir lá acabar com aquilo.

Yamapi
Para todos aqueles que estão a sofrer:
Quando fiz "Byakkotai" pensei em imensas coisas.
É uma história que tem cerca de 140 anos, haviam rapazes de 14-15 que se inscreveram (*Nota: inscreveram-se para lutar, se virem o dorama percebem), e não queriam morrer, mas no fim foi o que aconteceu...
Isto não é nenhuma brincadeira, mas uma coisa que aconteceu mesmo.
A condição destes soldados e a dos jovens agora é obviamente diferente mas o valor da vida é sempre o mesmo.
Sim, a vida é algo verdadeiramente importante. Tira-la por ti mesmo é uma coisa que não deve acontecer. "Eu quero morrer" é uma coisa que nunca se deve pensar.
Talvez hoje estejas em sofrimento mas o mundo e o tempo irão curar-te. Ao se seguir com a vida para a frente serão todos capazes de encontrar felicidade, beleza, conhecimento, emoções... Tantas coisas.
Gostava muito de vos oferecer a todos estas esperanças, com todo o meu coração.

Shige
Ijime é algo que toda a gente acaba por vivenciar pelo menos uma vez na vida. Eu também, fui apanhado por isso num momento da minha vida e fui vitima de ijime. A coisa que meteu travões na situação foi a presença dos meus amigos. O facto de saber que não estava completamente sozinho. Se agora mesmo te sentes completamente sozinho, tenta conhecer pessoas novas, podes ter amigos espalhados pelo mundo todo. Também podes trocar de escola se sentires necessidade disso. Primeiro, sai do teu mundo e procura amigos verdadeiros.


E é isto... Para pessoas que mesmo não sendo japonesas também são vítimas, então espero que com esta leitura tenham forças para lutar contra isto!

Fico eternamente grata a estas palavras dos News, não vou desta vez expressar mais nenhuma emoção minha, nem os meus pensamentos sobre a temática... fiquem com esta mensagem!


FIGHT-OH!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Minna obrigada por terem lido o meu post :D
Deiam a vossa opinião sobre o que foi dito e partilhem emoções :D para que eu também me possa divertir a responder-vos!!! Arigatou ♥♥♥