Anime do Mês de Março '10

Clannad (2007-2008)

Negrito
Género: fantasia, romance, drama.
Classificação (1-5): 4
Sinopse: Tomoya Okazaki é um rapaz no 3º ano do secundário (12ºano), que actua de modo repreensivo perante a vida. A sua mãe morreu num acidente de carro quando ele era jovem, causando ao pai um vício do álcool e do jogo. Isto resulta numa luta entre os dois, até Tomoya se magoar no ombro.
Desde ai, ele distanciou-se do pai e tornou-se num delinquente. Numa caminhada para a escola, um dia, ele encontra uma estranha rapariga chamada Nagisa Furukawa, que está a repetir o ano devido a uma doença.
Após os o sucessivo encontro entre os dois, eles começam a dar-se bem, e Tomoya vê a sua vida tomar um novo rumo.

Clannad tem duas temporadas, 45 (23+22) episódios sem contar com o filme (1) e os episódios extras (5) e entre eles os episódios especiais (2) de Tomoyo (Tomoyo Chapter), que mostra uma relação entre personagens totalmente inexistente na obra original.

Opinião:
Quando penso em Clannad depois de tanto tempo, lembro-me sempre de dango's, das lutas, que a personagem mais engraçada e Bakaaa do anime, Sunohara Yohei , vai tendo, dos fantásticos momentos de comédia
entre os pais de Nagisa e da arrebatadora segunda temporada.
Descobrir
finalmente a que se devia (ou melhor, quem eram...) aquela tão estranha e ainda assim cativante história alternativa de uma espécie de fim do mundo, onde só habitava uma menina e um robo, foi-me muito esclarecedor e bastante filosófico, correspondendo ao fim da segunda série, Clannad ~After Story~.

A segunda temporada apesar de ter um inicio super desmotivante, a partir de certa altura, os episódios começam a subir a uma escala bastante superior à primeira temporada, fazendo uma trama tão poderosa, que nos faz querer ver todos os episódios de uma vez.
Para os mais sensíveis esta fase da segunda temporada correspondeu a bons minutos de choro (mesmo chorar a sério ;) ), devido ao poderoso grau de drama posto a arrebatar a série.

Esteticamente as personagens sempre foram muito kawaii, mas ao se fazer a passagem de uma série para a outra vai-se notando certas diferenças, muito mais acentuadas na segunda fase da série, em que avançamos uns 5 anos (já não sei quantos) na vida das personagens e as mostra com uma vida totalmente diferente e claro, fisicamente mudadas.

Uma coisa que sempre me ficará no coração, após ver este anime, é a música do Dango ;) que no inicio todos nós achamos tótó, mas que com o passar dos vários episódios, vai-se tornando uma coisa muito querida para nós.
"Dango, Dango, Dango Dango, Dango Daikazoku"


De volta ao fim do anime, gerou algumas dúvidas perante o que realmente aconteceu...
(SPOILER)
No mundo alternativo do robô e da menina (mundo construído na cabeça de Tomoya), o inverno aproximava-se, e isso era um dos seus medos e suas angustias, Tomoya temia perde-la nesse inverno e decide fugir, levando-a para um lugar quente e alegre!
O medo de perder Nagisa e Ushio posteriormente, foi demonstrado pela destruição desse mundo e o selamento da sua consciencia.
Durante o sofrimento de Nagisa no epi 16, Tomoya entra num mundo de dor, onde vive uma vida de sofrimento. Dentro desse mundo, ele reencontra-se com a sua avó, lembra-se do seu passado, perdoa o seu pai e após o golpe mais triste de sua vida que acabara de acontecer, ele desfaz-se do mundo que criou e das dúvidas em ter conhecido Nagisa.
Nesse mesmo instante, acorda no mundo real ao lado dela.
Então ele percebe que esse mundo em que ele viveu naquele instante do sofrimento de Nagisa, não era o real, mas de alguma forma sente que viveu.

Esta é uma das maneiras de ver o fim do anime, a principio devo dizer que apesar de concordar com este ponto de vista, acho que esse súbito retorno ao mundo real foi, como que para dar a possibilidade aos espectadores, de agarrarem a vertente final que mais gostarem, pois, todos nós sabemos que um final como o que foi apresentado seria muito dramático para um anime que desde a primeira temporada sempre se destacou pelos momentos kawaii e de comédia.

Cada um vê o final como entender, o facto de eu só me ter apercebido no final que aqueles cenas alternativas eram um mundo criado na cabeça de Tomoya, fez com que aqueles palavras finais ganhassem uma dimensão absolutamente magnifica na minha cabeça, onde tudo se organizou devidamente.

Portanto, para aqueles que apesar de terem gostado da primeira temporada não quiserem ver a segunda, fiquem sabendo que vão perder o melhor dos melhores momentos do anime.


Por hoje é tudo,
Yuu~~

Sem comentários:

Enviar um comentário

Minna obrigada por terem lido o meu post :D
Deiam a vossa opinião sobre o que foi dito e partilhem emoções :D para que eu também me possa divertir a responder-vos!!! Arigatou ♥♥♥