Tonari no Totoro

Tonari no Totoro (1988)

Géneros: aventura, comédia, sobrenatural.
Classificação Pessoal (1-5): 5
Sinopse: Na década de 50, a tuberculose, um dos grandes males desse tempo, atinge a mãe de Mei e Satsuki e esta é obrigada a passar boa parte de seu tempo internada no hospital. As duas meninas junto com o seu pai, um professor universitário, mudam-se para a zona rural nos arredores da capital de Tokyo para ficarem mais próximas de sua mãe.

Na exploração desta nova casa, Mei começa a explorar os arredores deste novo “mundo” cheio de árvores e animais silvestres. Em uma de suas explorações, Mei encontra uma estranha criatura, um Totoro. Seguindo o pequeno Totoro, Mei acaba por “cair”, assim como a “Alice no País das Maravilhas”, num buraco dentro de uma gigantesca árvore. Lá dentro ela encontra algo mais incrível que a criatura anterior: um Totoro de proporções gigantescas! ^^
Mais tarde, Satsuki também encontra esses misteriosos seres, que acabam por se juntar a ela e a sua irmã para viver novas aventuras.

Tonari no Totoro, tem uma história simples, sem tramas complexas ou cenas de acção, faz-nos então viajar por um mundo cheio de criaturas divertidas e adoráveis, com um clima bastante nostálgico.

Curiosamente, Totoro não foi um sucesso de bilheteiras na época em que fora lançado. Mas, com o tempo, sua qualidade foi reconhecida e ganhou a simpatia da população japonesa. Prova disso é que, numa pesquisa feita pelo canal NHK entre os japoneses, Totoro aparece em segundo lugar na lista dos filmes mais queridos pelo público (perdendo apenas para "Os Sete Samurais"). Não é à toa, também, que Totoro é o próprio símbolo do Studio Ghibli actualmente :)

PS - Uma referência do livro "Wrong about Japan", em que o autor deste mostra o seu desagrado pessoal por não conseguir, por ser ocidental, ver sinais tão claros para os Japoneses, de que desde o principio a casa estaria assombrada (cena onde as duas irmãs exploram a casa alegremente e passam por um poço de agua. Logo de imediato todos os japoneses perceberam que se tratava de uma casa assombrada) e sabe-se lá que mais pormenores nós, ocidentais, estamos sempre a perder, nestas grandes obras de animação.

Mais uma prova de que o Japão é um país surpreendente e cheio de códigos maravilhosos;
Yuu~~

Sem comentários:

Enviar um comentário

Minna obrigada por terem lido o meu post :D
Deiam a vossa opinião sobre o que foi dito e partilhem emoções :D para que eu também me possa divertir a responder-vos!!! Arigatou ♥♥♥