O Japão é um Lugar Estranho

Peter Carey percorre a Tóquio moderna e entrevista os protagonistas da cultura da «manga», procura respostas impossíveis, naquele estilo levemente ébrio que nos faz nunca perder a sua prosa.
The Guardian

Escrito com a destreza narrativa de um romancista de créditos firmados (vencedor do Booker Prize por duas vezes), este livro traz em si, também, a urgência da reportagem e a capacidade de observação do melhor jornalismo. Revela-nos aquilo a que muita gente ainda não terá dado a atenção necessária: que há uma nova geração de adolescentes ocidentais a crescer, nesta primeira década do século XXI, sob a influência da cultura popular japonesa.

Peter Carey conduz o filho e é conduzido (levando-nos a nós também nessa viagem) pelos labirintos de uma cultura cheia de códigos mais ou menos impenetráveis para um estrangeiro. Uma cultura bem mais transparente para um adolescente familiarizado com os universos da manga e do anime do que para um adulto à procura de uma chave que se revela quase sempre «lost in translation».

(texto, por Fnac)

Eis um livro que tive de adquirir de imediato, mal tive conhecimento dele.

Repleto de pensamentos que também fui adquirindo ao longo da minha adolescência, este é sem dúvida um livro nostalgico. Além de conter algumas imagens de animes, como Akira, também refere filmes como 'O Verão de Kikujiro' e 'Blood: The Last Vampire'. Uma viagem ao novo Universo que vai fazer frente aos EUA e á sua cultura Pop, este é o universo da cultura oriental de um país já tão nosso conhecido pelos seus imensos ideais e costumes, a que nunca nos cansamos.

Este foi um post um pouco diferente do que costumo pôr, mas achei que valia a pena referi-lo,

Yuu*

2 comentários:

  1. Este livro me interessou bastante. Deve ser muito legal.
    Um dia quero poder conhecer a cultura japonesa vivenciando-a la no Nihon.

    Aqui onde moro e redondezas ha muitoas pessoas que vivem em contato com a cultura niponica mesmo não sendo descendentes. E ha tambem muitos eventos de anime e manga. Por isso, tenho muita cultura a receber de tudo e todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ir ao Japão é um objectivo de vida ;)
      É muito bom isso, gostava que Portugal também fosse assim :)

      Eliminar

Minna obrigada por terem lido o meu post :D
Deiam a vossa opinião sobre o que foi dito e partilhem emoções :D para que eu também me possa divertir a responder-vos!!! Arigatou ♥♥♥