It's time to Learn! - Samurais

Samurais
" Dizem que o Japão foi feito por uma espada,
Dizem que os velhos Deuses colocaram uma lamina coral no oceano,
e quando a puxaram de volta,
quatro gotas perfeitas caíram ao mar...
E aquelas quatro gotas tornaram-se as ilhas do Japão.

Eu digo que o Japão foi feito por um punhado de homens corajosos, guerreiros dispostos a dar as suas vidas, pelo que parece ter se tornado uma palavra esquecida...
Honra"
The Last Samurai, (Filme)

Os samurais existiram por quase 8 séculos (VII até ao XV), tiveram o seu fim na era Meiji tendo "reinado" na era Edo.
Foram treinados desde pequenos a serem soldados fieis, seguidores o Bushido*, o caminho do guerreiro.

*Bushido - Influenciado pelo budismo, xíntoismo (lealdade, patriotismo, respeito pelos antepassados) e o Confucionismo (Relação de respeito do servo ao senhor, e entre a familia; justiça, amor e honestidade). Principios Samurai: Os samurais não temem a morte (acreditavam na vida depois da morte física); os samurais não temem o perigo (eram acompanhados com meditações Zen).

Samurai, significa "servir".
Inicialmente, os samurais eram cobradores de "impostos", eram precisos para algumas situações de dívidas; só no sec. V passaram a ser "utilizados" militarmente seguindo o kobudo (arte marcial samurai).

Samurais eram conhecidos pelos guerreiros das espada, mas existem inúmeras delas:

Katana (no sentido literal da palavra, tradução: espada) - 60 cm ~ 90 cm
Katana Ninja (diferente da katana em si, esta tinha veneno na ponta)
Wakizashi (igual á katana mas mais pequena e ás vezes com dupla bainha) - 40 cm ~ 60 cm
Tantô (a famosa espada do suicídio samurai {Seppuku}, os samurais em tempos de derrota preferiam cometer o suicidio de forma honrada do que viver como um fracasso)
Sakabatô (Katana utilizada para defesa pessoal, pois era dificil ferir o inimigo com a lâmina da espada virada ao contrário)

Para quem não dominava a arte da espada, utilizavam-se flechas, bastões (tipo policial,para desarmar, {Jitte}) ou a Kusarigama (Foice com correntes).

Obviamente estas são só as mais conhecidas...

O mais bonito disto tudo, é que pessoas como eu, que viram Samurai X (Rurouni Kenshin) conseguem visualizar cada uma das armas samurai no anime. Sakabatô era a do Kenshin, Katana era a mais habitual; Katana Ninja era a da Misao e do seu grupo (Oniwabanshuu), com a excepção de Aoshi que usava uma Wakizashi de bainha dupla... Kusarigama foi usada por uma personagem travesti, Kamatari Honjou, a "Grande Foice".

Uma coisa que me deixa triste, por vezes, é não reparar em todos esses pequenos detalhes nos animes... A cultura Japonesa é tão vasta e tem tantos pormenores que nenhum
gaijin (estrangeiro, no modo depreciativo, por assim dizer) ocidental pode perceber nem com anos de vivência no Japão.

PS - Mais do que novidades de animes, decidi partilhar aquilo que a muito admiro, a cultura Japonesa, pois quando digo que amo o Japão, não me refiro só a anime e mangá, coisa que até crianças de 5 anos sabem que existe, o Japão é um país cheio de códigos e cultura que me tem vindo a fascinar pela sua vastidão e grandeza, não apenas simples cidadãos com a arte de saber desenhar os mais belos desenhos da animação actual.

Obrigada por visitarem,
Yuu~

Sem comentários:

Enviar um comentário

Minna obrigada por terem lido o meu post :D
Deiam a vossa opinião sobre o que foi dito e partilhem emoções :D para que eu também me possa divertir a responder-vos!!! Arigatou ♥♥♥